Economia

Comércio de veículos importados volta a crescer

10 set 2003 às 18:21

O comércio de veículos importados voltou a crescer em agosto, registrando alta de 66,88% sobre o mês anterior, depois de permanecer em queda nos últimos cinco meses. Foram vendidas 257 unidades, contra 154 nas empresas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos (Abeiva).

Apesar dessa elevação, o presidente da entidade, André Müller Carioba, disse que, no saldo acumulado, o resultado ainda é inferior ao do ano passado, em 62,76%. Ele defendeu a redução da alíquota de importação, atualmente, em 35%, para 20%, no nível da Tarifa Externa comum do Mercosul (TEC).


Müller esclareceu que o bom desempenho de agosto ainda está longe de indicar uma recuperação. Ele atribuiu o resultado à estabilidade do dólar e à demanda represada em função da greve da Receita Federal. Com a melhora das condições cambiais, algumas revendas voltaram a fazer encomendas ao exterior. Os números da Abeiva mostram que o encolhimento do setor, levou ao fechamento de postos de trabalho, que passaram de 19.500 para 2.400.

Informações Agência Brasil


Continue lendo