A partir deste sábado o comércio de Londrina voltará a funcionar dentro do horário estipulado pelo Código de Posturas do Município: das 8 às 18 horas durante semana e das 9 às 13 horas aos sábados. Neste sábado, 17 fiscais da prefeitura estarão orientando os comerciantes do centro da cidade sobre a decisão do Tribunal de Justiça do Paraná publicada no Diário Oficial no dia 12 de fevereiro.
Segundo o secretário da Fazenda, Paulo Bernardo, não haverá autuação neste primeiro dia, mas se, posteriormente, a decisão do TJ não for cumprida "serão adotadas medidas administrativas como, por exemplo, multas". Desde o ano passado o comércio vinha funcionando até as 19 horas durante a semana e até as 18 horas aos sábados, por força de liminar concedida ao Sindicato do Comércio Varejista em março do ano passado.
Em abril, porém o Sindicato dos Empregados do Comércio recorreu e o TJ deu parecer favorável este ano. A decisão também se aplica, de acordo com o secretário, às lojas de departamento - Riachuelo, Pernambucanas e Americanas - que conseguiram um alvará especial de funcionamento.
O gerente da Riachuelo, Antonio Sampaio de Andrade, disse que isso é um retrocesso para Londrina. "Não são só as lojas que serão prejudicadas, mas todo o comércio, desde taxistas, restaurantes até bancas de jornais e o próprio consumidor". O Sindicato do Comércio Varejista de Londrina já recorreu da decisão do TJ.