O comércio de Curitiba se recuperou em julho, com aumento das vendas à vista e a prazo e queda das taxas de inadimplência. O resgaste do dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que começou a ser pago no mês passado, e as liquidações de inverno contribuíram para essa melhora, segundo análise divulgada nesta quarta-feira pela Associação Comercial do Paraná (ACP). O bom desempenho do comércio deve se manter em agosto, já que a expectativa dos comerciantes é de que haja aumento de 8% nas vendas para o Dia dos Pais.
O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), indicador das vendas a prazo da ACP, registrou aumento de 8,6% no volume de consultas de julho em relação a junho. Mas em comparação com julho de 2001, houve queda de 20,5%. ''Como o ano de 2001 foi muito bom, fica desproporcional a comparação'', observou o vice-presidente de Serviços da ACP, Élcio Ribeiro. Em relação a julho de 2000, houve acréscimo de 10,5% neste ano. O Videocheque, indicador de vendas à vista, apresentou aumento de 10% no mês e de 6,15% em relação a julho de 2001. ''O cheque está pegando um terreno muito bom, subsituindo o cartão de crédito'', explicou.
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