Economia

Cobra apresenta seu "PC Cidadão"

23 fev 2005 às 09:40

A Cobra Tecnologia, empresa de tecnologia da informação controlada pelo Banco do Brasil, apresenta ao governo federal o seu modelo de computador para o programa "PC-Conectado" (projeto de inclusão digital do governo baseado na oferta de micros ligados à internet para a população de baixa renda).

O computador, que custará R$ 1,44 mil, tem preço cerca de 35% menor que um similar de mercado e será vendido em parcelas de aproximadamente R$ 50. Sua produção será em regime de OEM (fabricação terceirizada) com a escolha dos montadores balizada por critérios de especificação de engenharia, preço, qualidade assegurada e capacidade de escala.
Para viabilizar sua proposta para o programa, a Cobra formou um consórcio com o seu controlador - o Banco do Brasil - e com a empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, além contar com o apoio da Fenainfo (Federação Nacional das Empresas de Informática) e da agência de fomento à exportação de software Softex, que apóia iniciativas brasileiras de exportação de software.


O "PC Cidadão" da Cobra virá com uma versão do sistema operacional Freedows, com código aberto, e uma lista de 26 aplicativos de escritório e uso pessoal, cobrindo todas as necessidades do usuário médio de PC. Este conjunto de sistema básico e aplicações é uma plataforma 100% brasileira de software livre desenvolvida pelo Freedows Consortium, uma joint-venture formada pela própria Cobra, em conjunto com a empresa FreeSoftware e com afiliadas da Abrasol (Associação Brasileira das Empresas de Software Livre).


O PC Cidadão virá ainda com um processador de 2,5 Mhz e 256 MB de memória, um nível de capacidade que o habilita com folga a serviços como processamento gráfico e de aplicações multimídia. Seu sistema de disco rígido terá capacidade para 40 GB, um volume também compatível com as necessidades de uma pequena empresa.


"Outro diferencial que estamos buscando é o que chamamos de "inclusão do canal", afirma Leandro Vergara. Ele explica que o apoio da Fenainfo ajudará a Cobra a estabelecer parcerias num universo de 2,5 mil pequenas empresas de informática para a comercialização das máquinas e prestação de suporte e assistência técnica em todo o território nacional.

Informações ITWeb


Continue lendo