O clima favoreceu e o Paraná vai bater recordes de produção de grãos na safra de verão. A estimativa feita pelo Deral - Departamento de Economia Rural - da Secretaria de Agricultura e Abastecimento é de que sejam colhidas 30,95 milhões de toneladas.
Soja e milho são novamente os campeões de produtividade. A soja que começará a ser colhida nos próximos dias deverá render entre 11,21 e 12,21 milhões de toneladas, sendo que 13% dessa produção foi vendida antecipadamente.
Desde a semeadura até o final de dezembro, quando as principais lavouras estavam em fase de desenvolvimento, as chuvas foram regulares e bem distribuídas em todo o Estado. As altas temperaturas durante o dia e as temperaturas mais amenas à noite favoreceram o desenvolvimento das lavouras, principalmente a do milho.
A produção de grãos de verão deve ficar entre 24,93 milhões de toneladas (média de 26,15 milhões), enquanto que a produção de cereais de inverno deve girar em torno de 3,22 e 3,59 milhões de toneladas (média de 3,41 milhões).
Fonte: Agência Estadual de Notícias