Uma forte chuva que caiu na BR-116, na divisa do Paraná com São Paulo, atrapalhou a megaoperação da Receita Estadual, que começou às 16 horas da quarta-feira e durou até as 16 horas desta quinta, para conter a sonegação de impostos e a evasão de divisas do Estado.
A fiscalização, feita por 75 funcionários em cada turno de oito horas, resultou em 76 autuações avaliadas em R$ 147 mil, das quais 70% eram referentes a mercadorias transportadas sem nota fiscal ou sub-faturada. "A blitze deu certo, mas não tanto como gostaríamos", declarou o diretor da Receita, João Manoel Delgado Lucena.
Segundo Lucena, a chuva, que durou das 3 horas da madrugada até as 15 horas de ontem, atrapalhou "cerca de 30% da operação". Mas ele fez a ressalva que é um número muito difícil de quantificar. Segundo ele, como o número de caminhões que passavam pelo local era muito grande, o galpão não comportava todos eles, e por causa da chuva muitos não foram verificados. "Nos caminhões basculantes ainda dá para conferir a carga, mas em caminhões lona, não havia local grande o suficiente para o deslonamento", explicou.
Leia mais em reportagem de Rosana Félix, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta sexta-feira