Economia

Chrysler não garante novo modelo

07 fev 2001 às 10:29

O governador Jaime Lerner (PFL) disse ontem que não recebeu garantia do presidente da Daimler Chrysler do Brasil, Ben van Schaik, de que um novo modelo de automóvel será fabricado na unidade de Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, onde deixará de ser produzido a picape Dakota. Lerner esteve reunido com o Schaik na noite do último dia 5. Segundo o governador, a reunião com o presidente da Chrysler foi o motivo do cancelamento de sua visita a Foz do Iguaçu.

O governador, entretanto, está confiante. "Acredito que um novo modelo será encontrado", disse aos jornalistas. De acordo com Lerner, a montadora vai se dedicar nos próximos meses a estudar um novo modelo. O governador frisou que a fábrica "não parou nem vai parar até que se defina o novo modelo".


Lerner disse ainda que a decisão da Chrysler no Paraná não "compromete o modelo de industrialização do Estado". Segundo ele, as indústrias "estão aí para ficar. O fato de uma fábrica mudar o modelo é um fato normal em um processo como esse". Ele lembrou que no Paraná são produzidas 25% das peças do setor automotivo do País.


A direção da Chrysler informou ontem que a reunião serviu para detalhar ao governo do Estado a postura da montadora no Brasil. "O presidente da empresa explicou detalhes da decisão e demonstrou que a empresa está se esforçando para manter a fábrica em Campo Largo", disse o diretor de Comunicação da Chrysler, André Senador.

Desde o início de seu governo, Lerner investiu na atração de empresas para o Estado, mudando o perfil do Paraná, conhecido como Estado essencialmente agrário. O governo concede benefícios como a dilação do recolhimento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). (Colaborou Carmem Murara, de Curitiba)


Continue lendo