Economia

Cheque "frio" aumentou 30% no Paraná este ano

13 out 2001 às 10:33
Neste ano, de cada mil cheques compensados, em média 12,9 foram devolvidos. Em 2000, essa relação era de 9,9 para cada mil.
Os dados fazem parte do levantamento nacional da Serasa. O órgão aponta para uma possível taxa de inadimplência bem maior nos últimos meses do ano. Isso porque, em comparação com 2000, a massa salarial está em queda, os juros estão maiores e a atividade econômica está menor. As vendas para o Dia das Crianças devem ter aumento de inadimplência, segundo a Serasa.
De acordo com o assessor econômico da Serasa, Carlos Henrique de Almeida, o aumento de 30% na devolução de cheques é bastante significativo. "A inadimplência com cheque estava estabilizada nos últimos três anos, e agora teve esse aumento grande que preocupa bastante", afirmou.
Fazendo a comparação apenas entre setembro deste ano e de 2000, o aumento na devolução de cheques foi de 47,3%. Em média, a cada mil cheques compensados, 13,7 foram devolvidos.
De acordo com Almeida, o aumento da inadimplência ocorreu por causa da má concessão de crédito. "Por causa dos juros altos, lojista parcela com cheque, mas o alongamento do prazo praticamente dobra o risco do cheque não ser honrado", afirmou. Ele disse que é fundamental o lojista se informar melhor antes de receber cheques pré-datados. "É uma forma de crédito", alerta.

Continue lendo