O Sindicato dos Bancários de Londrina e Região registrou 15 casos positivos de Covid-19 em trabalhadores do setor, além de 259 casos suspeitos da doença desde o início da pandemia. Ao todo, 13 agências bancárias precisaram ser fechadas temporariamente logo após a confirmação ou suspeita de casos do novo coronavírus.
O diretor financeiro do sindicato, Laurito Lira Filho, afirma que a quantidade de confirmações de Covid-19 entre os funcionários aumentou de cinco para 14 em Londrina, desde o dia 8 de julho. Um caso também foi constatado em um bancário que trabalha na cidade de Rolândia, Região Metropolitana de Londrina.
"A posição dos bancos, negocialmente, é que eles só vão cumprir o que estiver em decreto. Muitas condutas do dia a dia para lidar com os clientes, por exemplo, e as próprias adaptações na rotina de trabalho estão previstas em notas orientativas ou técnicas”, destaca.
Nesta semana, duas agências do Bradesco (uma na rua Minas Gerais e outra na Avenida Higienópolis) foram fechadas após a identificação de casos positivos entre os funcionários. De acordo com o sindicato, os locais foram sanitizados para evitar novas contaminações. Conforme Lira Filho, o banco liberou recentemente a realização de testes para os funcionários que atuam em todo o país. Dessa forma será possível identificar casos assintomáticos e evitar novas contaminações.