As agências de viagens de Curitiba estão praticamente sem opções de pacotes para o Carnaval 2001. As rotas mais procuradas neste período, como o nordeste brasileiro e Rio de Janeiro, estão esgotadas desde janeiro. Segundo o diretor da Associação Brasileira de Agências de Viagem do Paraná (Abav-Paraná), Antonio Carlos Campos, a procura por pacotes de viagem para o Carnaval cresceu 20% em relação ao ano passado. "Desde o segundo semestre do ano passado, tem aumentado o nível de consumo do brasileiro e isto beneficia nosso setor", explica Campos, que é proprietário da Layum Turismo.
Salvador (BA) e Rio de Janeiro são os campeões de procura. "O Nordeste é a principal rota neste ano, já está tudo lotado", explica Josane Sava, diretora da Abav-Paraná e da Tripoli Turismo. Além da capital bahiana, outras regiões do litoral da Bahia também estão atraindo a atenção do turista curitibano que gosta do Carnaval. Um dos novos empreendimentos é a costa de Sauipe, próximo a Salvador, onde há vários hotéis sendo inaugurados. Os pacotes completos mais baratos para o Carnaval na Bahia estavam custando cerca de R$ 2 mil a diária. Já não existem mais. As opções que restam são nos pacotes mais caros.
No caso do Rio de Janeiro o fenômeno é o contrário. Os pacotes mais caros estão praticamente fechados. "Ainda há vagas em hotéis três estrelas do Rio, já nos de cinco estrelas é mais raro haver vaga", explica Antonio Campos. Outro problema que os turistas curitibanos podem enfrentar é com o transporte. Além do aumento nos preços de passagens aéreas, muitos vôos estão lotados até o final de fevereiro. Para passar o Carnaval no Rio de Janeiro, os custos dos pacotes podem variar de R$ 1,3 mil a R$ 4 mil a diária.
Para quem não gosta de Carnaval mas que sair de Curitiba neste período, Foz do Iguaçu tem sido a melhor opção.
A procura dos curitibanos pelas viagens internacionais em fevereiro também cresceu este ano. As rotas mais procuradas são para as cidades de Miami e Nova York, nos Estados Unidos, e Paris, na Europa.
A indústria do turismo é responsável por cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) de Curitiba. Há uma mercado potencial que ainda precisa ser explorado, pois a participação do setor no PIB brasileiro é de 7%. A média mundial fica em 11%. Em feriados como os do fim de ano e Carnaval Curitiba é exportadora de turistas para outras cidades.