Economia

Câmara vai acompanhar briga com McDonald’s

13 set 2001 às 10:59
A informação do vereador Osmar Bertoldi (PTB) foi dada após discurso na Câmara do empresário Jacques Rigler, franqueado da rede McDonald’s na cidade.
De acordo com Rigler, a multinacional estaria cometendo uma "canibalização" contra os franqueados. Ele reclama que a empresa decidiu abrir lanchonetes próprias em lugares muito próximos onde já existem lojas de franqueados. "Isso vai acabar com o movimento da loja", afirmou. Segundo ele, outro problema seria que a empresa subloca imóveis aos franqueados por valores muito acima do que pagou. "A legislação brasileira, mas especificadamente a Lei do Inquilinato, não permite isso", salientou. Segundo ele, atualmente há 48 processos contra a multinacional, sendo que 25 foram movidos por ex-franqueados e 23 por empresários ainda ligados à rede.
De acordo com a empresa, apenas 12 franqueados entraram com processo. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da rede, "Rigler opera quatro restaurantes e quatro quiosques McDonald’s e sempre conheceu a forma contratual com que o McDonald’s rege seu negócio de franquia e sempre concordou com ele". A empresa afirma que o Paraná tem muito mercado a ser explorado e a abertura de novas lojas não apresenta nenhum risco ao franqueado. A empresa salientou que recebeu na terça-feira o prêmio "Melhor Empresa para Trabalhar", concedido pela revista Exame.

Continue lendo