A primavera chega hoje e traz com ela a expectativa do comércio dos bares e restaurantes de Londrina de aumentar em até 30% o faturamento com o maior consumo de bebidas. Apesar de a população passar a comer menos durante as estações mais quentes, o consumo de produtos de maior valor agregado é o que deve colaborar para o aumento dos lucros, como prevê o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Londrina.
Na opinião do superintendente do sindicato, Alzir Bocchi, lanchonetes e bares são os estabelecimentos que mais devem sentir os efeitos positivos da chegada do calor e, junto com ele, o aumento no faturamento. ''Mesmo com a queda no consumo de alimentos, a venda de bebidas traz suas compensações para o comércio''.
Bocchi estima que o consumo de refrigerantes, cerveja e sucos aumente em até 35% com o calor. Outro fator que deve colaborar com o reaquecimento do setor é a chegada do final de ano, com o pagamento da primeira parcela do 13º salário.
Além do aumento da temperatura, novas estratégias de propaganda para atrair o consumidor também são utilizadas pelo comércio. No Varanda do Sabor, instalado nas esquinas das ruas Espírito Santo e Paranaguá, banners anunciando promoções e nova decoração são os chamarizes usados por Ronise Silva Castro, proprietária do bar. ''Refrigerantes e sucos são bem mais vendidos no inverno, mas a cerveja é que tem aumento realmente grande'', diz, rassaltando a alta de 25% a 35% no volume de vendas da bebida.
E para compensar a queda no consumo de alimentos, Ronise apela para a oferta de pratos mais leves, como saladas e peixes em troca da feijoada oferecida todos os sábados do inverno.
Dona também de um restaurante de comida italiana no Patrimônio Heimtal (zona norte), Ronise explica que o recurso utilizado para tentar compensar a queda no consumo de alimentos é a decoração. ''Tentamos criar um clima mais fresco, com plantas e um ambiente arejado''.
No Espetinho's, localizado na esquina da Avenida Higienópolis com a rua Espírito Santo, o gerente Marcos Vinícius Abdo também aproveita o calor para aumentar seu faturamento. A instalação de telões, uso de decoração variada e promoções para o happy hour são os recursos para chamar a atenção do consumidor.
''Com o calor, as pessoas não conseguem ficar em casa'', conta Abdo, que espera também um aumento de pelo menos 35% no volume de vendas de cerveja. ''Mas nosso faturamento pode até dobrar, se levarmos em conta que quem vem beber cerveja sempre acaba comendo alguma coisa''.
No Calçadão de Londrina, o representante de vendas João Angelo de Agostinho comemora a chegada do calor com um chope. ''É normal todo mundo sair para um chopinho quando o clima esquenta'', conta. Comer menos também faz parte da rotina de Agostinho. ''É bom deixar de lado aquela feijoada''.
As atendentes bancárias Lídia Rodrigues e Valdirene Almeida atestam a chegada do calor como boa desculpa para um happy hour. ''Saímos de vez em quando para beber no inverno, mas quanto está quente é um dia sim, o outro também'', brinca Lídia.