Economia

Briga judicial atrasa entrega de listas telefônicas

27 dez 2000 às 16:22

As listas telefônicas de 2001 para a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) devem começar a ser distribuídas a partir do dia 20 de janeiro. Em anos anteriores, a distribuição acontecia até o fim do mês de dezembro. O atraso deve-se a uma disputa judicial entre a Telepar Brasil Telecom e a Editel Listas Telefônicas sobre o preço cobrado pelo cadastro dos assinantes da operadora.

Só no início de dezembro a justiça determinou o repasse da cópia do cadastro de assinantes para a Editel, através de medida liminar. Com isso, a impressão do material só começou em meados do mês.


Segundo o presidente do conselho de administração da Editel, Roberto Ronaldo Pinheiro, a entrega das listas deve ser concluída em cerca de 25 dias após o início da distribuição. São quase 700 mil exemplares na RMC. "Não houve acordo entre a Editel e a Telepar sobre o preço que seria cobrado pelo cadastro de assinantes, por isso tivemos que requerer via liminar judicial a entrega do material", explica.


A Telepar pretendia cobrar R$ 3,05 por nome de assinante, de acordo com o presidente da Editel. Em alguns Estados do nordeste, onde a justiça já emitiu sentença sobre o assunto, o preço das operadoras ficou em R$ 0,01 por nome. "As operadoras fazem apenas uma cópia do cadastro, a cobrança deve ser pelo trabalho de copiar em meio magnético o material", opina.


A Editel está solicitando agora os cadastros de assinantes da região sul, cujos municípios polos são Guarapuava e Ponta Grossa, e do litoral do Paraná, para imprimir as listas dessas regiões no primeiro trimestre de 2001. "Espero que devido as decisões judiciais anteriores, a Telepar entregue os nomes dentro dos prazos previstos", diz Roberto Ronaldo.

Leia mais em reportagem de Emerson Cervi, na Folha do Paraná desta quinta-feira


Continue lendo