Economia

Brasil ultrapassa Venezuela no ranking do risco-país

23 mar 2005 às 12:42

Após ultrapassar na semana passada as Filipinas no ranking da desconfiança do investidor estrangeiro, o Brasil agora tomou o quarto lugar da Venezuela.

Na manhã desta quarta-feira (23), o risco brasileiro avança até 3,37% na máxima dos 460 pontos. O do país vizinho estava em torno de 450 pontos.


Entre os emergentes, o maior risco ainda é o da Argentina (5.091 pontos), que decretou o fim da moratória da dívida no início deste mês e depois convocou boicote contra a multinacional Shell por reajustar os combustíveis. Em segundo lugar, aparece Nigéria (640), seguida pelo Equador (637).


Neste mês, já rebaixaram recomendações para os títulos brasileiros instituições financeiras como Merrill Lynch (EUA) e Deutsche (Alemanha). Esse último citou também uma piora do quadro político do Brasil, após a derrota do governo Lula na eleição da presidência da Câmara.


Na prática, um patamar mais elevado do risco-país desestimula empresas e bancos que tomam dinheiro emprestado no exterior, pois esse indicador serve para balizar o custo dos financiamentos, como nas captações de recursos por meio da emissão de bônus.

Fonte: Folha Online


Continue lendo