Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alimentação escolar saudável

BNDES destina verba do Fundo da Amazônia para merenda escolar

Agência Brasil
13 dez 2023 às 18:48

Compartilhar notícia

- Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) vai destinar até R$336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável. Os recursos serão aplicados em dez projetos a serem selecionados por  edital, informou o banco nesta quarta-feira (13). 


Os projetos candidatos devem atuar no fortalecimento da capacidade de produção, aquisição e consumo de alimentos sustentáveis e da sociobiodiversidade, abrangendo todos os nove estados da Amazônia Legal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O objetivo é levar comida saudável e segurança alimentar a crianças e jovens da rede pública de ensino, gerando emprego e renda para agricultores familiares, incluindo quilombolas, assentados e grupos de mulheres, povos indígenas e demais povos e comunidades tradicionais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Principalmente com cartões

Febraban dá dicas de segurança para evitar golpes nas férias

Imagem de destaque
Modernização do terminal

Obras de ampliação do Aeroporto de Londrina serão entregues na próxima semana

Imagem de destaque
Entenda!

Nubank sugere que clientes poupem em vez de enviar Pix para casas de apostas

Imagem de destaque
Veja dicas de especialista

Saiba como organizar as finanças para começar o Ano Novo com o ''pé direito''


 “Essa abordagem, de apoio à demanda e à oferta de forma integrada, é inovadora e abre caminho para o desenvolvimento de modelos que podem ser disseminados pela Amazônia Legal e pelo país”, defende a diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello

Publicidade


A seleção faz parte da iniciativa Amazônia na Escola: Comida Saudável e Sustentável, resultado de parceria entre BNDES, gestor do Fundo Amazônia, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). As instituições assinarão acordo de cooperação técnica prevendo ações para implementação da chamada.


Nova fase

Publicidade


Cada projeto selecionado será apoiado com, no mínimo, R$10 milhões. A previsão é alcançar 56 municípios, marcando nova fase do Fundo, voltada a projetos estruturantes, de maior escala e impacto. 

Publicidade


Tereza Campello garante que a consolidação de cadeias produtivas sustentáveis e justas é fundamental para um novo modelo de desenvolvimento, baseado na bioeconomia como alternativa às atividades indutoras do desmatamento.


A diretora diz que pretende dar soluções a vários desafios conhecidos da região, conciliando geração de emprego e renda, justiça social, conservação ambiental, estímulo à economia local a partir de atividades produtivas sustentáveis e aumento da segurança alimentar de crianças e jovens. Podem participar da seleção fundações de direito privado, associações civis e cooperativas.


O BNDES informou ainda, por meio de sua assessoria de imprensa, que serão selecionadas duas propostas para o estado do Pará e uma para cada um dos outros estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Tocantins, Amazonas, Maranhão e Mato Grosso). O edital pode ser acessado no site do Fundo Amazônia.


Imagem
Senado aprova projeto que criminaliza bullying, inclusive o virtual
O Senado aprovou na terça-feira (12) um projeto que tipifica o crime de bullying, inclusive o virtual, e inclui uma série de atos contra menores de 18 anos na categoria de crimes hediondos.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo