Economia

BC lança nova cédula de R$ 1; veja o que mudou

19 out 2003 às 17:46

À partir deste domingo o Banco Central começa a campanha para divulgar as alterações na nota de R$ 1. A nova cédula começou a chegar aos brasileiros no mês passado, e cerca de 30 milhões delas já estão em circulação. As antigas notas continaum valendo.

A nova nota é feita de um papel mais pesado, para durar mais. Enquanto a nota mais leve dura cerca de um ano, as novas notas devem durar cerca de um ano e meio. A cor verde da nota também ficou mais forte.


Os deficientes visuais poderão identificar as novas notas com mais facilidade, porque elas possuem uma tarja no lado esquerdo da nota, com um relevo de tinta maior.


A inscrição do canto superior esquerdo mudou de "Banco Central do Brasil" para "República Federativa do Brasil". O nome do Banco Central está logo abaixo do texto "Deus seja louvado", no canto inferior esquerdo.


O desenho das Armas Nacionais passam a aparecer por inteiro quando observado contra a luz. As letras B e C ficam visíveis quando a nota é olhada com luz natural, na altura dos olhos.

O objetivo das mudanças é dificultar a falsificação.


Continue lendo