Economia

Banco Central reduz taxa de juros para 19% ao ano

23 out 2003 às 07:42

Selic cai para 19% ao ano

19:36
Claudia Paiva
Repórter da Agência Brasil


Brasília - As previsões se confirmaram. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu há pouco reduzir a taxa básica de juros da economia de 20% para 19% ao ano. A decisão foi unânime e a taxa permanece, ainda, sem o chamado viés, o que indica que só deverá ser alterada novamente nos próximos dias 18 e 19 de novembro, quando os membros do comitê voltam a se reunir.


Em nota, o Banco Central informa que o Comitê "tendo em vista análise da conjuntura econômica, abrangendo nível de atividade, avaliação prospectiva das tendências da inflação, evolução dos agregados monetários, finanças públicas, balanço de pagamentos, estado de liquidez monetária e as operações do Banco Central, avaliou as diretrizes da política monetária em consonância com os dados observados.


É a quinta redução consecutiva da taxa Selic, que caiu 7,5 pontos percentuais nos últimos cinco meses. O Copom começou a reduzir a taxa em junho, quando a queda foi de 0,5 ponto - a taxa passou de 26,5% para 26% ao ano. No mês seguinte, os juros caíram novamente, em 1,5 ponto, passando para 24,5% ao ano. Em agosto, a taxa foi reduzida de 24,5% para 22%. E em setembro passou para 20% ao ano.


Em tese, alterações na Selic afetam a vida de todos os brasileiros. Isso ocorre porque a taxa baliza os juros cobrados no mercado por bancos e financeiras, ou seja, pode indicar aumento ou redução nas correções do crediário, empréstimo pessoal e em todas as modalidades de financiamento.

A taxa Selic é utilizada pelas instituições que têm necessidade de fazer captações no mercado, determinando, portanto, o "preço" do dinheiro que será tomado.


Continue lendo