Economia

Bancários fazem panfletagem sobre espionagem do HSBC

12 jun 2001 às 15:54

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana começou uma panfletagem nacional em frente às agências do HSBC. A ação ocorre simultaneamente em todas as regiões do País. O objetivo é tornar públicas as denúncias de escutas clandestinas que o banco é acusado de ter feito na sede do sindicato dos bancários. Essa informação foi repassada ao sindicato por um ex-sargento da Polícia Militar que prestou serviços ao HSBC entre 1997 e 2000.

A frase de ordem dos sindicalistas é "HSBC, o banco que escuta você", com a imagem de um diretor de banco com um grampo de cabelo na mão. Além da suposta espionagem, o sindicato apresentou provas de que o banco fazia pagamentos periódicos a delegados de polícia do Paraná. De acordo com o sindicato esse pagamento era pela realização de investigações internas e intimidação de funcionários do banco.


Os panfletos foram distribuídos em todas as agências do banco no centro de Curitiba. A panfletagem é nacional. A comissão de funcionários do HSBC na Confederação Nacional dos Bancários (CNB) está distribuindo os panfletos em todas as agências do banco no Brasil.

De acordo com Messias da Silva, diretor do sindicato dos bancários em Curitiba e integrante da comissão de funcionários do HSBC, a entidade está recebendo denúncias de outras regiões do País. "Funcionários do HSBC em Brasília e Fortaleza já entraram em contato com o nosso sindicato para dizer que lá eles também sofriam os mesmos problemas com a polícia", diz o sindicalista.


Continue lendo