Economia

Bancários de Curitiba decidem pelo fim da greve

14 out 2004 às 09:40

Em assembléia realizada na noite de quarta-feira (13), os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal em Curitiba decidiram voltar ao trabalho nesta quinta-feira (14).

Por 610 votos a 341, os bancários decidiram pelo fim da paralisação, que durou 29 dias. A decisão foi tomada devido ao fracasso das tentativas de conciliação realizadas na quarta no Tribunal Superior do Trabalho (TST) com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.


Na audiência, o presidente do TST fez a mesma proposta aos dois bancos: abono de R$ 1 mil, acréscimo de 1% aos índices já oferecidos pelos bancos e garantia de que os dias parados não seriam descontados. A Caixa não quis negociar. Disse apenas que mantinha a proposta anterior, feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). O BB só acenou negociar os dias parados e deixou claro que não pode arcar com abono e reajuste extra. O julgamento do dissídio coletivo do BB e da Caixa deve ocorrer no próximo dia 21.

Funcionários dos bancos de Ponta Grossa, Guarapuava e Londrina já voltaram ao trabalho. Em Cascavel e em Foz do Iguaçu apenas as agências da Caixa permanecem fechadas.


Continue lendo