O melhor Audi A3 da montadora Volkswagen/Audi de março foi o produzido na fábrica de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. O automóvel superou até mesmo o da matriz, na Alemanha, de acordo com um levantamento da própria empresa que analisa a qualidade de todos os veículos produzidos nas unidades da montadora.
O anúncio oficial foi feito ontem em um evento da empresa, que homenageou os funcionários pela conquista. No ranking geral da montadora, o Audi A3 quatro portas de São José dos Pinhais ficou em segundo lugar, perdendo apenas para o Passat produzido pela Volkswagen da China. A análise é feita diariamente, com a inspeção de quatro veículos escolhidos aleatoriamente da linha de montagem.
Para o diretor da fábrica paranaense, Thomas Schmall, o constante treinamento dos funcionários colaborou bastante para que a montadora atingisse essa qualidade. "Sempre há equipamentos novos, coisas novas, e os empregados precisam conhecer essas novidades", disse. Outro ponto que Schmall ressaltou é que a empresa é bastante nova, com apenas três anos de existência. "No começo há sempre muitas dificuldades, mas acabamos superando isso."
Atualmente a montadora produz 450 veículos por dia, e a meta de produção para este ano é de 101 mil veículos, contra 78,9 mil no ano passado. Para Schmall, a crise na Argentina não atrapalha a perspectiva de crescimentos das vendas, porque a fábrica quase não exporta para aquele país. Porém 50% da produção da Volkswagen/Audi é vendida para os Estados Unidos, que também está passando por um momento econômico difícil. "Mas nós não temos uma bola de cristal para adivinhar o que vai acontecer."
O presidente nacional da Volkswagen, Herbert Demel, havia anunciado na quinta-feira que há uma probabilidade dos carros da montadora sofrerem aumento de preço. Schmall não soube dar muitos detalhes sobre isso, mas mesmo assim disse que a empresa espera um grande crescimento no mercado interno. A Volkswagen fechou o mês de março no primeiro lugar de vendas no Brasil, com uma vantagem de 7 mil unidades sobre a Fiat, segunda colocada.
A fábrica em São José dos Pinhais é a mais moderna do grupo VW, onde trabalham 2.940 funcionários e nela foi investido R$ 1,2 bilhão.