Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) com vencimentos maiores do que um salário mínimo (R$ 180,00) e com mais de um ano como beneficiários, receberão a partir de julho o aumento de 7,66% anunciado pelo governo federal na última semana.
Para os que ganham mais do que um mínimo e que somam menos de um ano de aposentadoria o aumento será proporcional, de acordo com a data de início do benefício (DIB). De acordo com a tabela divulgada pela Previdência Social, o aumento varia, decrescentemente, do teto de 7,66% até 0,50% (este último nível aplica-se aos aposentados e pensionistas cuja DIB é maio de 2001).
Segundo a assessoria de imprensa do INSS no Paraná, 30% do total de segurados do Estado - o que equivale a 322,5 mil aposentados e pensionistas - serão beneficiados com o aumento em julho. Os outros 60% (752,5 mil segurados) não terão o reajuste porque recebem até um salário mínimo mensal.
Devido ao programa de racionamento de energia elétrica do governo federal, as agências da Previdência Social alteraram seus horários de expediente. Desde o dia 1º de junho, o horário de atendimento ao público está sendo das 8 horas às 15h30 e o expediente interno ocorre das 8 horas às 17 horas. Mesmo estando fora do racionamento de energia que atinge Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do País, as agências da Previdência no Paraná também adotaram o novo horário para colaborar na economia do consumo.