Economia

Anfavea afirma que redução do IPI chegará ao consumidor

06 ago 2003 às 14:23

O repasse da redução dos três pontos percentuais das alíquotas do IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados, para o setor automototivo será totalmente transferido ao consumidor, afirmou hoje o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de veículos Automotores (Anfavea), Ricardo Carvalho.

Ele não garantiu, porém, que o repasse será feito sobre as promoções existentes nas vendas dos veículos porque para ele a decisão cabe a cada montadora. " O repasse será sobre o preço da tabela. E o concessionário na ponta passa 100% para o consumidor", disse ao acrescentar que o acordo é positivo.


Já o diretor da Ford, Rogélio Goldfarb, se manifestou dizendo que as promoções existentes na Ford serão mantidas e o consumidor poderá acumular também com o desconto do IPI. O incentivo fiscal consta de pacote anunciado ontem pelo governo federal que entra em vigor a partir de hoje e vale até 30 de novembro.

O presidente da Anfavea, Ricardo Carvalho, garantiu a manutenção do emprego no setor automotivo, mas salientou que está fora do acordo modificações no chamado Lay Of, suspensão temporária de trabalho prevista para 600 fucionários Volkswagen e o projeto Autovisão que prevê transferencia de 3933 metalúrgicos. Carvalho criticou ainda declarações de alguns integrantes do governo sobre o acordo, antes que ele estivesse fechado. Segundo ele, alguns consumidores postergaram ou até mesmo cancelaram a compra de veiculos a espera do acordo. A Anfavea divulgou, há pouco, os desempenhos do setor no mês de julho. As vendas cresceram 10,7% em comparação com junho.


Continue lendo