A América Latina Logística (ALL) enviou nota à Redação nesta terça-feira questionando matéria falando que a empresa vai ter que se explicar diante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que fiscaliza as concessões em todo o País. A ALL está sendo denunciada pelo governo do Estado por abuso de poder, sob a acusação de que, no início desse mês, impediu que vagões da Ferropar circulassem pela malha.
A ALL tem a concessão da malha ferroviária que pertencia à Rede Ferroviária, a parte federal. Já a Ferropar assumiu a malha estadual da ferrovia, que se limita a um trecho de aproximadamente 250 quilômetros entre Cascavel e Guarapuava. A ALL reafirma que em nenhum momento impediu tráfego de trens da Ferropar. Conforme nota oficial encaminhada à imprensa no mesmo dia 14, a empresa diz ter deixado apenas de disponibilizar material rodante à ferrovia estadual, que deveria repassar uma parte do frete de seus clientes à ALL pela utilização de suas locomotivas e vagões.
A ALL relata que, desde janeiro, a Ferropar, por decisão unilateral, deixou de repassar as partilhas de frete à ALL, descumprindo o contrato. Ao longo dos últimos dez meses, foi acumulada uma dívida bastante alta, levando a ALL a deixar de fornecer seu material rodante durante sete dias, até o recebimento de parte do valor devido. A ALL não divulga os valores.
A Folha procurou a empresa no dia da apuração da matéria, publicada nesta terça-feira, dando-lhe o direito de dar sua versão dos fatos, mas a mesma preferiu manifestar-se através de uma nota oficial no final do dia. A única imprecisão da matéria está no final do texto, quando se afirma que, na nota oficial, a ALL disse ter proibido o tráfego dos vagões da Ferropar por causa da falta de pagamento. Isso não está na nota enviada à Redação. O que a ALL fez, na verdade, foi não fornecer vagões à Ferropar, o que em última análise inviabilizou o uso do trecho que a ALL diz não ter obstruído.
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