Economia

Alunos do Paraná terão aulas sobre impostos

21 set 2001 às 19:28

O governo estadual vai mobilizar as escolas estaduais a partir do ano que vem para combater a sonegação fiscal, estimada atualmente em 20%. O Projeto de Educação Fiscal pretende explicar aos alunos de 7 a 12 anos a importância do recolhimento de impostos. O cartunista Ziraldo vai fazer uma cartilha especial sobre o assunto para ser entregue aos estudantes.

De acordo com o diretor da Receita Estadual, João Manoel Delgado Lucena, medidas de fiscalização vão fazer com que a arrecadação neste ano aumente 12% em relação a 2000, quando o Estado recolheu R$ 4,2 bilhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). "Ensinando as crianças, no futuro teremos menos sonegação", afirmou.


O Sindicato dos Agentes Fiscais do Paraná, idealizador do projeto, vai monitorar a aplicação da oficina nas escolas. De acordo com a presidente do sindicato, Elisabete Maria Rusche, a primeira fase do programa, que inicia em fevereiro de 2002, deve atingir 25 mil crianças em Curitiba e região metropolitana, Ponta Grossa e Cascavel. "Queremos ver o resultado e aperfeiçoar o programa para a segunda fase, para aplicar em todas as escolas", explicou.

A oficina é feita com um kit, que consiste em maquetes de uma fazenda, de uma indústria, um banco, e um estabelecimento comercial. "Vamos brincar, mas de forma verdadeira. As crianças vão usar dinheiro falso, emitir notas fiscais, preencher os livros de arrecadação", relatou. Os recursos para o projeto serão captados no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


Continue lendo