Economia

Acordo com União Européia pode aumentar exportações

27 mar 2004 às 11:06

O Brasil pode ampliar as exportações para a Europa e receber, como contrapartida, mais investimentos europeus com a queda de tarifas decorrente de um acordo entre o Mercosul e a União Européia, que pode ser assinado até junho.

Outra perspectiva de aumento das exportações para a Europa tem como base a desvalorização do real frente ao euro, o que aumentou a competitividade dos produtos brasileiros naquele continente. A análise foi feita pelo embaixador do Brasil na França, Sérgio Amaral.


A valorização do euro tem gerado um processo de transferência de investimentos europeus para outras regiões do mundo, como a China e também o Brasil.


A embaixada, disse Amaral, está trabalhando para criar condições para atrair esses investimentos. Amaral destacou a assinatura de acordo entre a Agência de Promoção das Exportações (Apex), do governo brasileiro, e a agência francesa de promoção à exportação para apoiar esforços bilaterais nesse sentido.


Com o apoio da embaixada e de algumas empresas brasileiras, Sérgio Amaral comunicou a criação da Associação França/Brasil naquele país. A entidade será o embrião de uma Câmara de Comércio Franco/Brasileira na França, visando atrair empresas brasileiras para aquele mercado.

A associação dará também um componente de promoção comercial e de turismo ao Ano Cultural de 2005, segundo o embaixador.


Continue lendo