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Fique atento!

Conheça e saiba evitar os cinco golpes mais aplicados nas compras de Natal

Folhapress
21 dez 2024 às 19:00

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- Rovena Rosa/Agência Brasil
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O fim de ano, marcado pelas comemorações de Natal e Ano-Novo, é uma das datas mais esperadas pelos brasileiros. 


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Com o pagamento da segunda parcela do 13º e milhões de consumidores indo às compras, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) diz que é comum quadrilhas especializadas aproveitarem para aplicar mais golpes.

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A federação recomenda que os consumidores escolham sites conhecidos para fazer compras na internet. 

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"Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto e pesquise a média de preços em vários sites conhecidos", afirma o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, José Gomes.

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Com relação às compras de rua, Gomes diz que é necessário redobrar os cuidados com o cartão. "Passe você mesmo o cartão na maquininha, sempre confira o valor antes de digitar a senha e, ao terminar de realizar uma compra, verifique se o cartão devolvido é realmente o seu", diz.

CONHEÇA OS CINCO GOLPES MAIS APLICADOS NAS COMPRAS DE NATAL

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Segundo levantamento da Febraban, os golpes mais aplicados no Brasil nesta época do ano são:


1) Golpe das vendas falsas

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Criminosos montam sites falsos que simulam ecommerce; enviam promoções inexistentes por email, SMS e mensagens de WhatsApp, e criam perfis falsos de lojas em redes sociais.

Se o produto ofertado está com o preço muito abaixo do que é vendido no comércio em geral e se o vendedor está pressionando para fechar uma compra dizendo que ela pode ficar indisponível, a chance de ser golpe é grande.

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É necessário tomar cuidado também com fotos e vídeos de antes e depois de produtos com resultados mirabolantes. Lojas que oferecem poucas opções de pagamento e ecommerces recém-criados em redes sociais também podem ser golpes.

Em alguns casos, criminosos clonam sites de varejistas famosos para induzir os consumidores ao erro, colocando uma letra a mais no endereço do site, que muitas vezes fica pouco perceptível ou ainda trocando, por exemplo, uma letra "o" pelo número "0". A recomendação é que o cliente faça sua pesquisa de preços, e quando escolher a loja, digite diretamente o endereço do site na barra do navegador.

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WhatsApp adiciona botão para informar chave Pix no perfil
Nesta quinta-feira (19), será possível adicionar os dados da chave Pix ao perfil no WhatsApp, segundo anúncio da Meta, a dona do aplicativo de mensagens. O objetivo é economizar o tempo gasto com a pergunta "qual é o seu Pix?".


2) Phishing


O phishing, ou pescaria digital, é uma fraude eletrônica que visa obter dados pessoais do usuário. A forma mais comum de um ataque de phishing são mensagens e emails falsos que induzem o usuário a clicar em links suspeitos. Também existem páginas falsas na internet que induzem o consumidor a revelar dados pessoais.

Para evitar cair neste golpe, é recomendado:

- Sempre verificar se o endereço da página de internet é o correto; 

- Nunca acessar links ou anexos de emails suspeitos; 

- Manter o sistema operacional e antivírus sempre atualizados.


3) Golpe da troca do cartão


Criminosos que trabalham como vendedores prestem atenção quando os clientes digitam suas senhas na maquininha de compra para depois trocar o cartão na hora de devolvê-lo.

Após realizar uma compra, é recomendado conferir se o cartão devolvido é, de fato, seu.

4) Golpe da maquininha quebrada

Neste golpe, uma maquininha com o visor danificado é apresentada para que a vítima não veja o preço cobrado na tela. O valor inserido costuma ser superior ao pedido e o cliente só percebe que fez um pagamento maior depois de um tempo.

Para evitar cobranças indevidas, os consumidores não devem aceitar realizar pagamento em máquinas quebradas.


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Procon e Febraban orientam consumidores a respeito de gastos de fim de ano
O portal de educação financeira Meu Bolso em Dia, da Febrabam (Federação Brasileira de Bancos), disponibiliza recomendações para evitar o endividamento neste fim de ano e entrar em janeiro com as contas em ordem.


5) Golpe do brinde


Após descobrirem dados pessoais, quadrilhas de criminosos entram em contato com a vítima e dizem que têm um brinde para entregar e insistem para a pessoa receber o presente pessoalmente.

Os criminosos costumam dar algo para a vítima, mas depois alegam que são prestadores de serviços e que não sabem informações sobre quem realmente pediu para fazer a entrega. Nesse momento, o pagamento de uma taxa, que só pode ser paga com cartão, é requisitado.

Há também a abordagem em que o golpista diz para a vítima que ela precisa fazer uma selfie para receber o brinde. Neste caso, eles utilizam disfarces para que a pessoa não perceba que está em um aplicativo bancário prestes a fazer autenticação biométrica para uma operação de crédito.

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