Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
InfoGripe

VSR continua com alta incidência em crianças, segundo boletim da Fiocruz

Folhapress
05 jul 2024 às 10:55
- Andrea Piacquadio/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A circulação do VSR (vírus sincicial respiratório) segue com alta incidência e mortalidade entre as crianças, segundo o Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (4). O informe chama atenção também para o rinovírus.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Recursos hídricos

Mudança em norma sobre 'água alternativa' terá impacto de R$ 55 bi para consumidor, diz associação

Imagem de destaque
Por conta da mudança de data

Termina neste domingo prazo para solicitar devolução da taxa de inscrição do Concurso Nacional Unificado

Imagem de destaque
Na quarta-feira (10)

Mega-Sena acumula e próximo sorteio deve pagar R$ 9 milhões

Imagem de destaque
"Prestador de serviços ambientais"

Produtor rural é o grande protagonista da soja baixo carbono

A partir de análise feita com base dos dados do Sivep-Gripe (Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe), o estudo mostrou que os vírus VSR e rinovírus mantêm crescimento em Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Já os maiores números de hospitalizações foram registrados em Amapá, Ceará e Roraima.

Publicidade


Dada a alta de casos virais devido às quedas de temperaturas, que favorece o aumento de infecções respiratórias, o mesmo documento da Fiocruz alertou ainda para um maior número de casos de Covid em estados como Ceará e Piauí, além do vírus como principal causador de internações de idosos por SRAG (síndrome respiratória aguda grave).


Nas últimas quatro semanas, segundo o boletim, as maiores prevalências de casos positivos virais foram de 43,8% para VSR, 21,5% para influenza A, 6,9% para Covid-19 e 0,8% para influenza B. Já em relação aos óbitos registrados no mesmo período, infleunza A, VSR, Covid e influenza B tiveram maior preponderância, respectivamente.

Publicidade


O vírus sincicial tem uma maior prevalência em crianças menores de dois anos de idade e é responsável por 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias nos pequenos, segundo especialistas.


Amapá, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e São Paulo são os estados que mais apresentam aumento de SRAG em longo prazo.


Neste ano, 43.334 casos foram positivados para algum tipo de SRAG e 3.057 óbitos foram registrados pela síndrome em todo o Brasil –desses, 57,% foram em decorrência de Covid-19 e 27,2% por influenza A.


Imagem
Desembargador diz em sessão que 'mulheres assediam homens' e é repudiado pela OAB
O desembargador Luís César de Paula Espíndola disse, em uma sessão do TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná), realizada nesta quarta-feira (3), que “as mulheres estão loucas atrás dos homens” e que elas os assediam. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Pa
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade