Brasil

Vendaval forma tornado e mata três pessoas

23 set 2013 às 11:06

O calor e a chegada de uma frente fria contribuiu para a formação de um tornado na região sul do
Estado de São Paulo, na cidade de Taquarituba a 320km da Capital paulista no domingo (22). "O tornado é um fenômeno que costuma acontecer justamente nos meses de primavera no Brasil, e atingem os Estados do Sul do país, mas que é possível de ocorrer em qualquer local, desde que haja condições atmosféricas para tal", explicou Celso Oliveira da Somar Meteorologia.

A estimativa é que a ventania tenha atingido os 150km/h. Este tornado já é considerado o mais devastador da história do Brasil, devido o registro de mortes. Ele atingiu a categoria f2 na escala Fujita que vai de f0 a f5. Em 1991 foi registrado em Itu o mais forte tornado no Brasil. Na ocasião, o fenômeno atingiu o nível F3 na escala Fujita de classificação de tornados, e a ventania passou dos 300km/h.



Três mortes e mais de 40 feridos


O vendaval destruiu parte da cidade de Taquarituba, de 22.87 habitantes, no sudoeste paulista, na tarde deste domingo, 22. De acordo com a Polícia Militar, pelo menos três pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas. O número de vítimas pode ser maior, pois houve o desabamento do terminal rodoviário da cidade, postos de combustível, indústrias e casas, e a busca sob os escombros não tinha sido concluída até a noite.


Testemunhas relataram ventos fortíssimos, em círculo, como um ciclone. Imagens captadas por internautas mostram um tornado se aproximando da área urbana. Um ônibus foi levantado do chão e jogado para fora da rodovia João Mellão (SP-255). O motorista morreu e muitos passageiros ficaram feridos. Caminhões e carros foram virados pelo vendaval. Também foi registrada a morte de uma adolescente, atingida pela cobertura do Ginásio de Esportes, arrancada pelo vento. Outra vítima teria sido tirada dos escombros de uma casa.

De acordo com a PM, o Parque Pingo de Leite e o Distrito Industrial foram as áreas mais atingidas. Dezenas de casas foram destelhadas. A torre de telefonia da cidade foi derrubada. Equipes de salvamento do Corpo de Bombeiros de Avaré e da PM de municípios vizinhos estavam na cidade às 20 horas de domingo, para ajudar no resgate de vítimas. Os feridos foram levados para a Santa Casa local e hospitais da região.


Continue lendo