Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Veja a previsão

Semana típica de verão começa com calor e pancadas de chuva em grande parte do Brasil

Folhapress
05 fev 2024 às 09:05

Compartilhar notícia

- Gilson Abnreu/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A semana começa com um tempo mais típico de verão em grande parte do país, sob a influência de uma massa de ar úmido. Isso significa que o sol aparece e o tempo esquenta, com chance de pancadas de chuva à tarde e à noite.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Neste sábado

Jogadora do Corinthians bate o carro, atropela mulher, tenta fugir e é impedida de deixar local

Imagem de destaque
Julgamento

STF tem cinco votos para manter prisão do ex-jogador Robinho

Imagem de destaque
Veja ranking

Oito restaurantes brasileiros estão entre os cem melhores do 50 Best América Latina

Imagem de destaque
Análise global

Adultos com diabetes quadruplicam em três décadas e a maioria não recebe tratamento

As chances de chuva se concentram nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Apenas algumas áreas de interior no Nordeste devem ficar de fora da chuva, como o sertão da Bahia. As máximas ficam, na maior parte do país, entre 32°C e 35°C.

Publicidade


Na capital paulista, as mínimas começam a semana nesta segunda-feira (5) em torno dos 20°C, e as máximas podem chegar a 30°C segundo dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da Prefeitura de São Paulo. A chuva deve ser causada, de acordo com o órgão, pela aproximação da brisa marítima na capital.


O Rio de Janeiro, por sua vez, terá mínimas de 23°C e máximas de 31°C durante a semana, também com chuvas e trovoadas, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Publicidade


No Centro-Oeste, tempo quente e máximas acima dos 32°C em Cuiabá e Campo Grande, podendo chegar a 34°C e 35°C, respectivamente, até quinta-feira (8).


Teresina, no Piauí-estado, pode ver chuva isolada nesta segunda-feira, e tem máximas entre 33°C e 34°C.
"A maior preocupação com transtornos vai ser realmente no Sudeste, no Centro-Oeste e no Norte do Brasil", afirma a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.

Publicidade


Já o Sul deve registrar bastante calor, com máximas de 36°C a 38°C na parte oeste de Paraná e Santa Catarina.


O Rio Grande do Sul, por sua vez, deve continuar a sentir os efeitos de uma onda de calor localizada, causada por uma massa de ar quente e seco que cobre a Argentina, e tem chance de ver os termômetros registrarem 40°C.

Publicidade


"O Rio Grande do Sul, novamente, está sendo um dos locais mais quentes do Brasil. A cidade de Paraí, que fica no sul do estado, registrou 39,1°C", disse Pegorim.


A massa de ar quente que está na Argentina e mantém efeitos sobre o Rio Grande do Sul foi chamada pela MetSul de "domo de calor". Outros países da região tem sofrido com temperaturas elevadas nos últimos dias.

Publicidade


De acordo com a empresa de meteorologia, o domo de calor é caracterizado por uma expansão vertical das massas de ar quente na atmosfera, criando um tipo de cúpula que desvia frentes frias, por exemplo, ao redor de uma área, e "aperta" o ar quente numa camada inferior.


O estado gaúcho deve registrar a menor ocorrência de chuvas entre seus pares do Sul.


Florianópolis (SC) deve ter pancadas e máximas de até 33°C durante a semana, e Curitiba, de 31°C –nesta segunda– a 34°C na quinta-feira.


Imagem
Bolo do BBB24 da Nanda e da Raquele com massa chiffon
Bolo do BBB24 da Nanda e da Raquele com massa chiffon
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo