Brasil

Rio de Janeiro institui plano de contingência para tragédias naturais

04 dez 2014 às 18:48

Um plano de contingência para atender ao Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil foi instituído hoje (4) pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, com o objetivo é tornar mais ágil a tomada de decisões e as ações de auxílio a vítimas de tragédias naturais.

Com a assinatura da resolução n° 610, de 5 de novembro de 2014, a secretaria passa a contar com estrutura para dar apoio às comissões municipais de Defesa Civil e às secretarias municipais de Assistência Social. As atribuições vão vigorar até março de 2015, mas podem ser prorrogadas em caso de desastres naturais.


Com a resolução, fica instituída a Coordenadoria Executiva, que servirá de gabinete de gestão de crises. A meta é permitir que a secretaria organize os meios existentes para dar suporte à Secretaria de Defesa Civil em situações adversas nas tragédias naturais. Para isso, foram estabelecidos os coordenadores executivos, subsecretários e superintendentes da pasta. Ao todo, são 19 grupos responsáveis pelas áreas de articulação, gestão, transporte e logística, entre outras.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, João Carlos Mariano, a medida "é um treinamento para preparar um plano de contingência em que cada setor da secretaria vai se planejar nas atribuições que lhe cabe, definir como vai fazer e os meios que vai utilizar em uma crise. Estaremos previamente treinados e qualificados para atuar de imediato, caso sejamos solicitados pela prefeitura ou governo do Estado a intervir em algum desastre natural, dar suporte à Defesa Civil e fazer um atendimento digno às pessoas que necessitem".


Continue lendo