Um espaço público de grande importância histórica e valor arquitetônico para Londrina está em fase final de restauração. Trata-se da antiga Casa da Criança, que será novamente a sede da Secretaria Municipal de Cultura. O prédio, localizado na Praça 1º de Maio, em frente à Concha Acústica, deve ter sua obra finalizada ainda neste mês
A Prefeitura de Londrina investiu um total de R$1.868.220,91, com recursos próprios, para realizar a obra, que representa o primeiro restauro de edificação em Londrina bancada integralmente pelo Município. O contrato com a empresa responsável pela obra, a NS Engenharia e Construções LTDA-EPP, foi assinado pelo prefeito Alexandre Kireeff em 2014.
A etapa final da reforma inclui o término do calçamento externo, lixamento de tacos, colocação de portas, pintura, adaptações nos banheiros, jardinagem e finalização da instalação elétrica e telefônica.
Com o término da obra, o prédio voltará a ser a sede administrativa da Secretaria Municipal de Cultura, reunindo o gabinete e as diretorias de Incentivo à Cultura, Ações Culturais e Patrimônio Artístico e Histórico-cultural. De acordo com a secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana, o prédio será um espaço multiuso que, além de abrigar os serviços administrativos da Secretaria de Cultura, também será a nova sede da Biblioteca Infantil Municipal.
"Essa ação é significativa para a preservação do patrimônio histórico de Londrina. É a primeira experiência de restauro de um imóvel público municipal feito integralmente com recursos próprios. Será um espaço para todos, para a cidade", destacou.
Resgate e novidades - No decorrer de sua história, o prédio sofreu uma série de interferências que modificaram bastante sua estrutura original. A recuperação do espaço está resgatando diversos aspectos do projeto oficial, desenvolvido na década de 1950 por João Batista Vilanova Artigas e Carlos Castaldi, dois dos grandes nomes da arquitetura brasileira.
Nesse sentido, foi feita a demolição de todos os anexos que foram incorporados ao prédio. Houve a recuperação de espaços importantes que perderam o uso ao longo dos anos. Um deles é o solário, área externa onde antigamente as crianças da Casa da Criança, primeira creche de Londrina, brincavam e tomavam sol. A cobertura que havia lá foi retirada e, após a reinauguração, o espaço será totalmente aberto ao público, podendo receber eventos como lançamento de livros e palestras. O mesmo local também terá uma sala para eventos e ações culturais.
No segundo piso do prédio haverá um auditório com capacidade para 50 pessoas, que estava previsto no projeto original, mas nunca foi de fato viabilizado. Além disso, dois jardins amplos também poderão ser visitados e receber atividades.
Já a tradicional Sala de Exposições José Antônio Teodoro, que funcionava na entrada do prédio antigo, será transferida e reativada na Biblioteca Pública Municipal, na avenida Rio de Janeiro, 413, centro.
Valor histórico – O prédio representa um marco social na história de Londrina e foi construído durante o governo do prefeito Hugo Cabral para abrigar a Casa da Criança. O local também já foi utilizado como Biblioteca Municipal de Londrina na década de 1970.