A Receita Federal vem a público alertar a sociedade para a ocorrência de fraudes, praticadas em nome desta Instituição, relacionadas à solicitação de fornecimento de informações. Trata-se de artifício que busca obter dados cadastrais e bancários dos cidadãos através do envio de correspondência ao endereço da pessoa. Anexo a este release encontra-se o modelo de carta que tem sido enviado à residência de muitos contribuintes. Portanto, é preciso ter muito cuidado com correspondências dessa natureza.
A Receita Federal não solicita ao contribuinte que faça qualquer tipo de recadastramento pela web, nem encaminha informações pela internet, exceção feita aos contribuintes detentores de caixa postal eletrônica obtida através de certificação digital.
Mas é importante frisar que a Receita Federal faz o uso de carta (correspondência física) para enviar intimações, notificações, avisos de cobrança, comunicados ou para dar ciência de procedimentos eventualmente em curso. Na dúvida, a pessoa deve ligar para o telefone 146, destinado ao atendimento do contribuinte, ou dirigir-se à Receita Federal para confirmar a autenticidade do documento recebido.
O endereço eletrônico indicado nessa fraude (http://info2010.x10.mx) não tem nenhuma relação com o site da Receita Federal, que é http://www.receita.fazenda.gov.br.