O arcebispo de Brasília, d. Sérgio Rocha, disse nesta segunda-feira, 15, que o papa Francisco não deverá alterar o roteiro de sua viagem ao Rio, onde participará da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 23 a 28 de julho, para visitar a capital, porque o Vaticano não vai desviar o programa do foco principal.
"Eu convidei o papa Francisco, renovando convite feito antes a Bento XVI, para visitar Brasília, mas a Nunciatura Apostólica já deu resposta negativa", informou d. Sérgio. Ele fez o convite com aval da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que também achava conveniente e importante para a Igreja que o roteiro começasse por Brasília. Nesse caso, o governo gostaria que Francisco fizesse uma visita de Estado, o que complicaria mais a logística da viagem.
D.Sérgio acredita que será possível o papa estender a viagem à Aparecida, sede do
Santuário Nacional da Padroeira do Brasil, em visita pastoral, conforme ele disse à presidente Dilma Rousseff, após recebê-la em audiência no Vaticano. Belo Horizonte, cujo arcebispo, d. Walmor Oliveira de Azevedo, convidou o papa Francisco para o encerramento do Congresso Mundial de Universidades Católicas, dia 21 de julho, também não entrará no roteiro.