O ministro das Cidades, Marcio Fortes, garantiu hoje (29) que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no conjunto de favelas do Alemão serão retomadas nos próximos dias. De acordo com o ministro, ainda não há data definida, mas ele acredita que, com a ocupação da área pela polícia, o trabalho poderá voltar ao normal em breve.
"Só mais alguns dias e voltaremos à normalidade. Vamos ver como evolui essa questão da tranquilidade para que possamos liberar as obras, mas acho que vai ser rápido porque a paz já está estabelecida pela presença das tropas", disse ele, que participou no Rio da abertura de um fórum sobre a infraestrutura urbana para os Jogos Olímpicos de 2016.
As obras no complexo foram paralisadas na última quarta-feira (24) por conta dos confrontos entre policiais e traficantes. De acordo com a Secretaria Estadual de Obras, responsável pela coordenação das intervenções, as ações são suspensas sempre que há troca de tiros que possam colocar em risco a vida dos operários. Cerca de 1,5 mil pessoas trabalham nas obras do PAC no Complexo do Alemão.
Durante o evento, o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, informou que o PAC deve ser ampliado na região, que deve receber novos investimentos em habitação.
As obras de intervenção urbanística e social no conjunto de favelas da zona norte do Rio de Janeiro foram iniciadas em março de 2008 e incluem, além da construção de conjuntos habitacionais, a recuperação de ruas e instalação de redes de saneamento e iluminação pública, além de equipamentos sociais. Ao todo, estão sendo investidos no complexo R$ 827 milhões pelos governos federal, estadual e municipal.