Uma nova espécie de macaco pode ter sido descoberta por pesquisadores da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat). O animal foi observado em novembro deste ano na região de transição entre a Amazônia e o Pantanal Mato-Grossense. Os pesquisadores do laboratório de Mastozoologia, do Programa de Pós-Graduação de Ciências Ambientais (PPGCA) afirmam que os três macacos observados apresentam características diferentes das espécies já conhecidas. O que chamou atenção dos estudiosos foi a coloração dos animais e uma calvície acentuada.
As pesquisas em torno da possível nova espécie continuam e agora têm como principal objetivo identificar se os animais são variação de alguma espécie já descrita ou se realmente são desconhecidos.
Conforme informações divulgadas pela universidade, o Brasil possui a maior diversidade de primatas do planeta. O estado do Mato Grosso, onde o animal foi encontrado é um dos que mais desmatam, os pesquisadores afirmaram que a região onde o macaco foi encontrado apresenta menos de 15% da vegetação original.
O projeto de pesquisa é credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação de Ciências Ambientais da Unemat, e é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Mato Grosso (Fapemat).