O Rio Grande do Sul registrou ontem (2) à noite a primeira neve do ano na cidade de Cambará do Sul, divisa com Santa Catarina. O fenômeno ocorreu por volta das 23h e durou cerca de 40 minutos.
"A temperatura no município era de 2 graus Celsius (ºC) e, além do frio, uma chuva fraca atingia toda a região, o que é propício para que ocorra a neve. Este mesmo clima se repete na manhã de hoje (3) e não é descartada a possibilidade de que volte a nevar em Cambará do Sul", disse à Agência Brasil, Gil Russo, do 8º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Porto Alegre.
Em Cambará do Sul foi registrada a mais baixa temperatura da Região Sul na noite ontem, -2,7 graus ºC. Segundo Russo, durante a madrugada, os termômetros ficaram abaixo de zero em vários municípios, como em Bagé onde a mínima foi de -0.1 ºC.
A expectativa para hoje (3) é de mais um dia de frio intenso em todo o Sul do país devido à presença de uma massa de ar polar vinda da Argentina e que deve permanecer no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina até o final da semana.
O dia deve permanecer parcialmente nublado a claro com geadas no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, nublado com pancadas de chuvas isoladas no Paraná, Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul.
Em Santa Catarina, município de São Joaquim registra -2,5 ºC
Os termômetros voltaram a ficar abaixo de zero em algumas localidades da região sul do país na madrugada desta terça-feira, 3, segundo informações da Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A temperatura mais baixa foi registrada em São Joaquim, na serra catarinense, onde os termômetros marcaram -2,5ºC. No Rio Grande do Sul, a temperatura em Cambará do Sul chegou aos 2,3ºC negativos, segundo o Inmet. No Paraná, a menor temperatura no Estado foi de 2,1ºC, em General Carneiro.
Segundo a Climatempo, a tarde desta segunda-feira foi a segunda mais fria de 2010 nas capitais dos três Estados. Segundo o Inmet, às 15 horas, a temperatura em Curitiba foi de apenas 10,8ºC. A menor temperatura máxima registrada este ano na cidade foi de 10ºC, no dia 15 de julho. A mínima desta terça em Curitiba foi de 9,4ºC.
Em Florianópolis, a temperatura mínima nesta segunda-feira foi 11,7ºC. Durante a tarde, a máxima foi de apenas 14,4ºC, o segundo menor valor à tarde deste ano. A tarde mais fria de 2010 na capital catarinense foi a do dia 16 de julho, quando a máxima foi de 13,2ºC.
Em Porto Alegre, a temperatura mínima hoje foi de 5,6ºC e a máxima foi de 13,5ºC. A tarde desta segunda-feira também foi a segunda mais fria em 2010 para os porto-alegrenses. A menor temperatura máxima registrada este ano pelo Inmet foi de 11,2ºC, no dia 13 de julho.
Previsão
De acordo com a Climatempo, a expectativa é de geada na quarta-feira, 4, devido a uma nova onda de frio polar que entrou com força sobre o sul do Brasil causando muito frio. Além da presença do ar polar, o frio será aumentado pela falta do sol em quase toda a região sul. O vento provocado por esta massa polar chega ao sul do país com muita umidade marítima, o que vai estimular o aumento da nebulosidade que já está espalhada em muitas áreas da região.
O ar muito frio e úmido provocado pela massa polar vai manter as nuvens e as temperaturas extremamente baixas nestas áreas, causando o resfriamento intenso, e os flocos de neve poderão se formar em algumas nuvens, junto com a chuva. A possibilidade de neve é esperada também para a próxima quarta-feira.