Brasil

Município do sul registra temperatura negativa

11 nov 2010 às 23:38

O município de Urupema, no planalto sul de Santa Catarina, registrou a mais baixa temperatura dos últimos 10 anos na madrugada de hoje. A mínima foi de -1,8ºC. Situado a 1.425 metros de altitude em relação ao nível do mar, o município teve parte de sua paisagem coberta por uma camada de gelo.

Segundo o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri-Ciram, principal órgão meteorológico do Estado, a baixa temperatura em Santa Catarina se deve à atuação da La Niña. O fenômeno se caracteriza pela diminuição do volume de chuvas e frio estendido na passagem do inverno para a primavera.



São Joaquim e Urubici, na mesma região, marcaram mínimas de 0,1ºC e 3ºC, respectivamente. No meio-oeste, as mínimas também foram baixas. As mais significativas foram registradas em Abdon Batista (4,3ºC), Rio das Antas (4,6ºC), Campos Novos (4,7ºC) e Caçador (4,8ºC).



"Foram, sem dúvida, as temperaturas mais baixas nos últimos 10 anos e que devem se repetir com a incidência de geadas isoladas", afirmou Martins.



O município de Urupema tem 2.536 habitantes e economia baseada na plantação de maçãs. Desta vez, a intensidade do frio fez com que os agricultores passassem a madrugada molhando as plantações de tomate, para que as plantas não morressem. "Só assim a gente consegue amenizar os efeitos da geada e diminuir o prejuízo", disse o produtor Armstrong Zen.


No final de outubro deste ano, a queda brusca da temperatura no município comprometeu 70% da produção de maçãs. A cidade produz anualmente 19 mil toneladas da fruta.


Continue lendo