Será que os brasileiros vão conseguir aproveitar feriados prolongados para garantir aquele descanso merecido em 2024? O novo ano ainda nem chegou, mas diferentemente do que ocorreu em 2023, o próximo ano terá poucos "feriadões". Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha comemorado que o ano que vem terá menos feriados em dias úteis e que o PIB (Produto Interno Bruto) em 2024 vai crescer mais pelos feriados caírem aos sábados, os trabalhadores terão apenas cinco feriados com possibilidade de emenda: Dia da Confraternização Universal, Carnaval, Paixão de Cristo, Corpus Christi e a Proclamação da República.
O novo ano chegará na segunda-feira (1º de janeiro ), uma boa oportunidade para descansar e aproveitar. Para quem vai pular o carnaval, a festa de tradição popular será nos dias 12 (segunda-feira) e 13 de fevereiro (terça-feira). Caso a empresa que você trabalha aderir ao ponto facultativo, a folia está confirmada para quatro dias seguidos.
Já o feriado da Paixão de Cristo cairá numa sexta-feira (29 de março). Corpus Christi será na quinta-feira (30 de maio). Empresas e órgãos públicos podem optar por emendar, embora não seja uma obrigação.
No segundo semestre de 2024, o feriado da Proclamação da República cairá numa sexta-feira. Ultima chance do ano para poder emendar com o fim de semana.
CONFIRA A LISTA DOS FERIADOS NACIONAIS DE 2024:
Confraternização Universal
1° de janeiro (segunda-feira)
Paixão de Cristo
29 de março (sexta-feira)
Tiradentes
21 de abril (domingo)
Dia do Trabalho
1° de maio (quarta-feira)
Independência do Brasil
7 de setembro (sábado)
Nossa Senhora Aparecida
12 de outubro (sábado)
Finados
02 de novembro (sábado)
Proclamação da República
15 de novembro (sexta-feira)
Dia da Consciência Negra
20 de novembro (quarta-feira)
Natal
25 de dezembro (quarta-feira)
CONFIRA A LISTA DE PONTOS FACULTATIVOS:
Carnaval
12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira )
Cinzas
(ponto facultativo até as 14 horas)
14 de fevereiro (quarta-feira)
Corpus Christ
30 de maio (quinta-feira)
Dia do Servidor Público federal
28 de Outubro (segunda-feira)
*Sob supervisão de Fernanda Circhia
Matéria atualizada em 28/12/2023 às 16h