O empresário Alberto da Silveira Júnior, de 40 anos, foi atropelado por um carro enquanto passava de bicicleta pela Praça da Bandeira, na zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira. Este é o terceiro caso de ciclista atropelado na cidade em um mês.
O motorista fugiu sem prestar socorro. Silveira Júnior foi levado por uma ambulância do Samu ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. Ele teve ferimentos leves e deve ter alta ainda hoje. O empresário, que é triateta, mora na zona norte e seguia de bicicleta para Copacabana, na zona sul, onde participaria de uma prova de natação.
No início da manhã da terça-feira (30), o dentista Pedro Nikolay, de 31 anos, morreu após ter sido atropelado por um ônibus em Ipanema, na zona sul do Rio. A vítima, que também era triatleta, andava de bicicleta com outros 20 ciclistas na esquina da Avenida Vieira Souto com a Rua Henrique Dumont, quando foi atingido por um ônibus da linha 433 (Vila Isabel - Leblon), da Viação Vila Isabel.
O rapaz chegou a ser levado por bombeiros ao Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, mas não resistiu. Ele teve fraturas múltiplas e o pulmão perfurado. Testemunhas disseram que, após o acidente, o motorista do ônibus deixou o local sem prestar socorro. Ele prestou depoimento na 14ª DP (Leblon) e foi indiciado por homicídio culposo (quando não há intenção de matar).
O corpo de Nikolay será cremado às 15h desta quarta-feira, no Memorial do Carmo, no Caju, zona portuária.
No dia 1º de abril, a diretora de televisão Gisela Matta, de 36 anos, também morreu no hospital após ser atropelada por um ônibus no Rio. Ela passeava de bicicleta na noite anterior, quando foi atingida por um coletivo da Transportes Futuro, na esquina das avenidas General San Martin e Bartolomeu Mitre, no Leblon, zona sul.