Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ponto mais perto

Maior super-Lua do ano pode ser vista nesta quinta-feira

Douglas Corrêa - Agência Brasil
17 out 2024 às 10:40
- Paulo Pinto/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Esta quinta-feira (17) é dia de observar o fenômeno da super-Lua. O satélite natural vai parecer maior e mais brilhante, já que estará no perigeu, o ponto mais próximo da Terra na órbita. O momento exato da Lua cheia vai variar de acordo com o fuso horário. Em dias de céu claro, já é possível verificar o astro parecendo bem maior, chamando a atenção de quem o observa.


O satélite estará a aproximadamente 357.364 quilômetros da Terra. Em média, a Lua se encontra a cerca de 384.400 quilômetros de distância do planeta

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Lua cheia acontece quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, iluminando 100% da face visível da Lua.

Leia mais:

Imagem de destaque
3 e 10 de novembro

Saiba quais documentos são aceitos para participar do Enem em novembro

Imagem de destaque
2015-2022

Custo da tuberculose no Brasil ultrapassou R$ 7 bi em sete anos

Imagem de destaque
Uma pessoa morreu

Belo Horizonte tem quatro casos confirmados do superfungo Candida auris

Imagem de destaque
Novo relatório

Brasil lança 1,3 milhão de toneladas de plástico no oceano por ano


Super-Lua

Publicidade


Segundo a astrônoma do Observatório Nacional Josina Nascimento, o termo "super-Lua" não tem uma base científica. Foi criado pelo astrólogo Richard Nolle, em 1979, na revista Dell Horoscope, que não existe mais. Nolle determinou que o termo "super" se aplicaria a uma Lua cheia que ocorresse quando o satélite natural estivesse no perigeu ou até 90% próxima dele, embora o motivo para escolha não seja claro.


Por ser um termo não científico, há divergências entre as instituições astronômicas quanto à distância da Lua em relação à Terra que define uma super-Lua.

Publicidade


Nascimento comentou que a super-Lua pode ocorrer durante a fase cheia ou nova e aparece de uma a seis vezes por ano. Porém, a distância entre a Terra e a Lua pode variar, já que a órbita lunar é elíptica e não circular.


Ao longo da órbita, a Lua ora se aproxima, ora se afasta da Terra. Quando está no ponto mais próximo da Terra, é chamado de perigeu; no ponto mais distante, de apogeu. “Os observadores poderão notar uma Lua mais brilhante que o normal. O fenômeno será visível em todas as regiões do mundo, desde que o tempo esteja favorável”, detalhou a astrônoma.

Publicidade


A especialista explicou que todas as Luas cheias surgem no horizonte (a leste) quando o Sol se põe (a oeste) e desaparecem no oeste quando o Sol nasce, permitindo que a Lua seja visível durante toda a noite.


Histórico

Publicidade


A primeira super-Lua de 2024 ocorreu em 19 de agosto, quando estava a mais ou menos 361.900 quilômetros da Terra. A última super-Lua de 2024 será em 15 de novembro, quando ficará a 361.867 quilômetros da Terra.


A super-Lua desta quinta-feira será a mais próxima da Terra neste ano. O tamanho da Lua é sempre o mesmo, não há aumento do corpo celeste na super-Lua. O fenômeno é atribuído à diferença de ângulo em que é observado.


Para quem pretende admirar o fenômeno, é recomendável ficar em pontos afastados dos centros urbanos, em que a visualização é mais surpreendente.


Imagem
Juju, geladinho, gelinho, chup-chup ou sacolé funcional é uma receita simples, nutritiva e fácil de fazer
Juju, geladinho, gelinho, chup-chup, sacolé funcional é uma receita simples, nutritiva e fácil de fazer
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo