Brasil

Instituto Simepar terá dois novos radares meteorológicos

24 jun 2015 às 11:33

Depois de um supercomputador e um radar instalados em Cascavel, na região Oeste, o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) terá mais equipamentos que vão possibilitar alertar antecipadamente a Defesa Civil e outras instituições nas ações de atendimento à população.

Serão dois novos radares – um no Litoral e um em Colombo – programas de computador para armazenamento e processamento de informações e sensor de raios. Os equipamentos serão adquiridos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos com financiamento do Banco Mundial. A licitação para compra dos novos radares está sendo analisada pelo Banco Mundial. O investimento é de R$ 7 milhões em equipamentos, recursos do governo estadual que depois será ressarcido pelo Banco Mundial.


COOPERAÇÃO TÉCNICA - Nesta terça-feira (23) foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Secretaria do Meio Ambiente, Defesa Civil, Simepar e Mineropar. "A transversalidade das áreas garante uma gestão qualificada, com serviços melhores do Estado para a população", disse o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski.


No ano passado, a secretaria repassou ao Simepar um supercomputador e dois veículos para manutenção das estações de meteorologia. O supercomputador tem uma memória 200 vezes maior do que a de um computador comum e ajuda os meteorologistas do Simepar a fazer previsões com mais precisão.


Com a tecnologia, alguns fenômenos meteorológicos podem ser previstos até três dias antes, aprimorando a capacidade de resposta da Defesa Civil. "Os equipamentos estão em pleno uso e dando resultados. Temos ainda outras etapas de modernização que vão dar mais rapidez ao trabalho", disse o presidente do Simepar, Eduardo Alvim.

Para o coordenador da Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas, além da moderna tecnologia, o que mais se destaca neste projeto é a integração das áreas. "São várias áreas do governo juntas formando uma grande rede, que está integrada desde o começo", disse Casitas. Também participou da assinatura o presidente da Mineropar, José Antonio Zem.


Continue lendo