Voltou a nevar hoje (4) no Rio Grande do Sul. Até por volta das 9h, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Porto Alegre informava que nevou no município de Bom Jesus, na Serra Gaúcha, às 6h20, durante cinco minutos.
Segundo o meteorologista Gil Russo, uma pane nos computadores está dificultando o acesso aos dados e a confirmação do relato de moradores de vários outros municípios da Serra Gaúcha que disseram ter presenciado o fenômeno durante a madrugada. "Em Vacaria e Gramado, onde possivelmente nevou, o Inmet não tem estação meteorológica, mas tem em Caxias do Sul, onde também há relato de neve", disse.
A previsão do Inmet para hoje é de dia nublado com pancadas de chuva no Paraná e em Santa Catarina. No sul e no centro-oeste do Rio Grande do Sul, o dia deve ficar parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas e ocorrência de geadas.
O frio no Sul continua intenso, e os termômetros devem oscilar entre -3 graus Celsius (ºC) e 22°C no decorrer do dia.
Em Gramado
A prefeitura de Gramado confirmou a ocorrência de neve hoje (4) no município. Às 5h, nevou na cidade durante 15 minutos. De acordo com a prefeitura, os termômetros estão abaixo de -2 graus Celsius (°C) agora pela manhã.
A neve encanta os turistas que saem às ruas, mesmo com o frio intenso, para desfrutar da paisagem na Serra Gaúcha.
Segundo a prefeitura, os visitantes que chegam à cidade para acompanhar a 38ª edição do Festival de Cinema de Gramado, de 6 a 14 de agosto, podem conferir a neve acumulada nas hortênsias e às margens do Lago Negro e do Lago Joaquina Rita Bier.
Terceiro destino turístico mais visitado do Brasil nesta época do ano, Gramado está com 90% dos 146 hotéis e pousadas lotados. Normalmente, todos os anos, no mês de julho, uma média de 300 mil pessoas visitam a cidade.
Dados da Secretaria de Turismo mostram que junho, julho e agosto recebem turistas em busca do frio serrano e na expectativa de ver neve. Com a ocorrência do fenômeno hoje, a expectativa da prefeitura é atrair ainda mais turistas para a cidade.