Neste momento de isolamento social, quando todos estão mais conectados e parecem estar mais carentes, é necessário tomar cuidado para não cair em fake news ou em armadilhas cibernéticas. E uma dessas que viralizou recentemente toma emprestado uma marca de cerveja bastante admirada pelos brasileiros como isca para enganar os incautos.
A isca da vez, distribuída pelo aplicativo de conversas Whatsapp, é a suposta distribuição de quatro barris de chopp pela cervejaria Heineken. A mensagem não justifica o motivo da doação e é acompanhada de um link suspeito, levando o internauta, sedento de mais informações, a cair no conto do vigário virtual.
Também por meios virtuais, a cervejaria avisa que a mensagem trata-se de fake news e orienta os internautas a não clicarem no link.
A Heineken® afirma que é falsa a promoção que está circulando via WhatsApp nos últimos dias. A recomendação da marca é não abrir o link. Abraço! 😉
Heineken Brasil (@heinekenbr) April 16, 2020
Também, já era de se desconfiar. Como consumir quatro barris de chopp neste momento de isolamento social, em que não podemos confraternizar com os amigos? #FiqueEmCasa
O golpe é semelhante a outro que circulou no início do isolamento social, época em houve falta álcool em gel. A fake news dava conta de que uma cervejaria distribuiria o produto gratuitamente para quem fizesse cadastro em uma página falsa.