A Força Nacional de Segurança Pública, em atuação conjunta com a Polícia Militar de Goiás, prendeu um jovem de 19 anos acusado de assassinar 14 pessoas no Novo Gama, cidade localizada a 40 quilômetros de Brasília. Ele foi detido quando fugia após disparar cinco tiros contra um homem que reagiu ao roubo de uma bicicleta. A vítima está no hospital em estado grave.
A denúncia que levou à prisão em flagrante do bandido partiu de pessoas da região. O preso foi levado para o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) de Valparaíso de Goiás, juntamente com a arma que teria sido usada no crime, um revólver calibre 38.
Desde 18 de abril, data em que a Força Nacional de Segurança Pública começou a atuar pela segunda vez no Entorno do Distrito Federal, a quantidade de homicídios nas cinco cidades mais violentas da região caiu cerca de 30%. Esses municípios – Novo Gama, Águas Lindas, Cidade Ocidental, Luziânia e Valparaíso – concentram 71% dos assassinatos. Até o momento, a Força Nacional prendeu 223 pessoas e recolheu 4,1 toneladas de droga e 29 armas na região, além de outros objetos como máquinas "caça-níqueis" e veículos roubados.
Reforço emergencial
Inspirada nas Forças de Paz da ONU, a FNSP foi criada em 2004 para atender situações emergenciais nos estados, quando há necessidade de maior apoio do poder público ou quando for detectada a urgência de reforço na área de segurança, defesa civil e busca e salvamento. Ela atua de forma complementar às forças policiais locais, subordinadas aos governos estaduais, que têm por responsabilidade constitucional a gestão da segurança pública.
A Força é formada por policiais militares e civis, peritos, papiloscopistas e bombeiros militares, altamente capacitados, que passam por treinamento específico em Brasília. Cerca de 10 mil agentes de segurança de todo o país já foram treinados.
Na segunda-feira (17), cerca de 160 profissionais (130 policiais militares e 30 bombeiros) de dez estados iniciaram treinamento de três semanas no Batalhão Escola de Pronto Emprego, sede da Força no Entorno do DF. Outras duas turmas receberão treinamento em seguida, totalizando 540 novos profissionais aptos a atuar na Força Nacional.