Brasil

Eclipse Lunar Total será observado na UEL

15 jun 2011 às 09:27

Nesta quarta-feira, o Sol, a Terra e a Lua estarão alinhados. A Lua passará pela sombra da Terra projetada no espaço. Para acompanhar esse fenômeno, o Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (GEDAL) e o Observatório Astronômico do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL realizam uma sessão de observação astronômica com diversos telescópios, a partir das 17h30, no estacionamento do Restaurante universitário, no Campus da UEL. Além da Lua, será possível observar o planeta Saturno e seu sistema de anéis. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

Teoricamente, a Lua deveria "desaparecer" do céu quando entra no cone de sombra ("umbra"). Contudo, a atmosfera terrestre realiza o papel de uma grande lente, desviando alguns raios solares em direção ao cone de sombra. São estes raios solares que, incidindo na superfície lunar, dão ao nosso satélite uma coloração avermelhada.

O eclipse de hoje terá início às 16h22, mas como a Lua não estará visível neste horário, ela irá surgir no horizonte Leste por volta das 17h45, já totalmente eclipsada e com uma coloração avermelhada. A fase total do eclipse poderá ser acompanhada até as 18h02, quando a Lua começará a sair do cone de sombra da Terra e, pouco a pouco, voltará a ser iluminada diretamente pelo Sol. Esta transição se finalizará por volta das 19 horas.


Continue lendo