Novas regras
Os locais de provas do novo concurso dos Correios, que serão realizadas no próximo dia 15, serão divulgados nesta sexta-feira (6) nos sites dos Correios e do IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação). A seleção tem, ao todo, 2.050.506 inscritos para um total de 3.511 vagas.
Para o cargo de carteiro, 1,9 milhão de candidatos concorrem a 3.099 vagas que exigem o ensino médio completo. No caso das 412 vagas para o cargo de analista, que requer ensino superior completo, há um total de 136.739 inscritos. As duas categorias têm 10% das vagas reservadas a pessoas com deficiência, e 30%, a pessoas negras ou indígenas.
Os candidatos tiveram que comprovar, antes da inscrição, que se enquadravam nas ações afirmativas do edital. No caso dos que se declararam negros, o procedimento de heteroidentificação foi feito pela internet. Para os indígenas e pessoas com deficiência, as comprovações foram documentais.
A relação candidato/vaga varia entre cidades e também depende da modalidade em que o candidato se inscreveu. A cidade de Salvador, na Bahia, tem a maior concorrência de todo o edital para a vaga de carteiro. Cada vaga é disputada por 17.617 candidatos.
COMO FUNCIONA A DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS
Para o cargo de carteiro, as mais de 3.000 vagas estão distribuídas por 59 macrorregiões em 18 estados de todas as regiões. Essas macrorregiões foram escolhidas pelos candidatos ao fazer a inscrição, e o número de municípios em cada uma delas pode variar. No caso das vagas para analista, as localidades são referentes à unidade dos Correios onde os aprovados trabalharão.