Duas chuvas de meteoros simultâneas devem acontecer entre terça-feira (29) e a madrugada desta quarta-feira (30). O fenômeno ocorre anualmente e poderá ser visto em todo o Brasil. As informações são do Mensageiro Sideral, da Folha de São Paulo.
Entretanto, é preciso ter paciência e torcer por céu aberto. Não é necessário uso de equipamentos. Conhecidas como alfa-capricornidas e delta-aquáridas do sul, as chuvas atingem seu pico juntas, no dia 29 de julho, e são muito difíceis de distinguir uma da outra. Os radiantes (pontos no céu de onde parecem emanar os meteoros) de ambas são muitos próximos.
Como observar
Gabriel Hicke, astrônomo da Universidade Federal de Itajubá (MG), afirmou que é preciso uma cadeira e muita motivação para observar o fenômeno. Ele explica que não há uma região específica para apreciá-las e que o ideal é procurar um lugar escuro longe da poluição luminosa das grandes cidades.
As chuvas devem ser melhor visualizadas entre 2h e 4h. Daqui duas semanas, haverá outra chuva de meteoros, porém com a concorrência da Lua cheia, o que deve prejudicar a observação. (Com informações do Mensageiro Sideral).