Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sem transmissão local no PR

Brasil registra aumento de casos de febre oropouche

Francielly Azevedo - Especial para a Folha
09 out 2024 às 09:30
- Divulgação/Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Brasil enfrenta, nos últimos meses, um aumento significativo de casos de febre oropouche, que é transmitida pelo mosquito-pólvora. A doença, com sintomas semelhantes aos da dengue e chikungunya, ainda não tem transmissão local no Paraná. Apesar disso, o estado está em constante alerta.


A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) informou que o Paraná possui 12 casos de moradores que contraíram a doença oropouche em outros estados. Os dados constam no Sinam (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). “Importante ressaltar que não há nenhum caso autóctone da doença no Paraná até o momento”, disse a pasta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou, nesta segunda (7), que irá priorizar a análise dos pedidos de registro de testes que identifiquem doenças como dengue, chikungunya e oropouche. A medida deve durar até 31 de dezembro deste ano

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção!

CNU convoca mais de 45 mil para prova de títulos; prazo para envio de documentos começa

Imagem de destaque
916 exemplares

Ibama apreende peixes ornamentais nativos no aeroporto de Guarulhos que iriam para Hong Kong

Imagem de destaque
Saiba mais

Avião fica sem combustível do futuro bem no dia de lançamento no Brasil

Imagem de destaque
Temas sobre infância

Canal Brasil promove maratona de filmes no Dia das Crianças


A FOLHA conversou com a pesquisadora Cláudia Nunes Duarte dos Santos, chefe do Laboratório de Virologia Molecular da Fiocruz Paraná, que é uma das especialistas que lideram as pesquisas sobre o vírus oropouche no Brasil. Ela esclareceu os principais pontos em relação à doença.

Publicidade


O que é a febre oropouche e quais são suas características?


Essa febre é causada pelo vírus oropouche, que é um arbovírus. O que isso significa? Que é um vírus transmitido por artrópode. Nesse caso do oropouche, é um mosquito que transmite. É uma infecção que causa febre, além de outros sintomas.

Publicidade


Esse é um vírus novo? 


Esse vírus foi descrito pela primeira vez no final dos anos 50 e início do 60 e ele sempre circulou em um ambiente mais silvestre, mais restrito à região amazônica. Ele infectava seres humanos, mas de uma forma mais esporádica, com um número menor de pessoas envolvidas. O que aconteceu de um ano e pouco pra cá? Com a destruição da biodiversidade, da floresta, e o aquecimento global, o comportamento do vírus e do mosquito mudou.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
País enfrenta aumento de casos de oroupoche
Aumento de casos de febre oropouche no Brasil: entenda a doença, sintomas, prevenção e a situação no Paraná, onde não há transmissão local.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo