Matéria publicada nesta terça-feira (4) pelo jornal Folha de São Paulo revela que o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, planejou sequestrar Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, mas a trama foi descoberta pela Polícia Federal. O plano foi discutido entre 2007 e 2008 dentro do presídio federal de segurança máxima de Campo Grande (MS). Beira-Mar teria tramado o sequestro pois estaria contrariado com a prisão de sua ex-mulher, em 2007, e com a segurança no presídio.
De acordo com a Folha de São Paulo, a investigação da Polícia Federal começou em 2007, depois da denúncia de outro traficante, Juan Carlos Abadia, que estava no mesmo presídio e, para negociar a transferência de sua mulher, decidiu revelar os planos. O colombiano contou à direção da penitenciária que Beira-Mar já tinha cerca de 200 fotos da rotina de Luís Cláudio. Como a mulher de Abadia não foi transferida, ele parou de passar informações.
Em troca da libertação do filho de Lula, a PF descobriu que Beira-Mar pretendia negociar também a sua liberdade e de outros presos, entre eles o chefe do PCC (Primeiro Comando da Capital), Marcos Camacho, o Marcola. Pelo plano, o traficante responde, na Justiça Federal do Mato Grosso do Sul, a uma ação penal sob acusação de formação de quadrilha em razão da tentativa.