A Força Alfa, responsável pelo reforço do policiamento ostensivo na região de fronteira, terá um novo instrumento para o combate ao narcotráfico e contrabando de armas. A Polícia Federal realizou nesta segunda-feira (27), em São Miguel do Iguaçu, no oeste do estado, a avaliação técnica inicial do Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant).
De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, a aeronave controlada à distância tem autonomia de 37 horas de voo e pode fotografar ou filmar com nitidez pessoas ou objetos no solo de uma altura de 30 mil pés.
"Esta ferramenta será de extrema importância para as operações policiais no Paraná. O Vant atuará na segurança da região fronteiriça, que é uma região bastante problemática. Já existe um trabalho conjunto das forças públicas estaduais e federais para coibir os crimes comuns na região fronteiriça", destacou o comandante de batalhão da Força Alfa, tenente Rodrigo Sasso.
A aeronave de observação será utilizada especialmente nas áreas de fronteira do país. A Polícia Federal será a primeira força policial do mundo a dispor desse sistema. O projeto da PF prevê a criação de quatro bases, com 14 aeronaves. O investimento feito em cada uma das aeronaves é de, aproximadamente, R$ 8 milhões.